Departamentos
Links Úteis

Disciplinas

home . voltar

Você encontrará O PROGRAMA COMPLETO DAS DISCIPLINAS na seção Downloads

 

 


 3.BIODIVERSIDADE VEGETAL DO SEMI-ÁRIDO

Diversidade das fanerógamas nativas do semi-árido; métodos de amostragem; classificação e identificação; grupos de importância econômica.

Código: RGV018. Carga Horária: 45h. Créditos: 3       

4. BIOLOGIA REPRODUTIVA EM PLANTAS

Sistema reprodutivo. Morfologia floral. Fenologia e controle da floração. Microsporogênese e megasporogênese. Tipos de polinização e mecanismos de fecundação. Expressão gênica no gametófito. Ontogênese embrionária. Formação de sementes e frutos. Análise de pólen e néctar. Comportamento forrageiro de polinizadores e dispersores. Estrutura e dinâmica populacional de polinizadores e dispersores em plantas e comunidades vegetais.

Código: RGV007. Carga Horária: 60h Créditos: 4           Bibliografia básica

 5. ESTATÍSTICA EXPERIMENTAL (NOME ANTERIOR: BIOMETRIA)

Emprego de distribuição de probabilidades; amostragem; análise de variância; análise de variância de dados biométricos; componentes de variância; testes de hipóteses e estimação de parâmetros; análise de covariância e correlação entre caracteres; análise de respostas genéticas. Fatores ambientais; métodos dos quadrados mínimos aplicados à genética biométrica.

Código: RGV002. Obrigatória. Carga Horária: 60h Créditos: 4  

 6. CARACTERIZAÇÃO DE GERMOPLASMA

Importância da caracterização dos recursos fitogenéticos, a caracterização vegetal e a conservação, a caracterização morfométrica, bioquímica e molecular, Os compostos químicos (azeites essenciais, flavonoides, açucares) das plantas e sua utilização na caracterização. Proteínas,Isoenzimas e técnicas moleculares de caracterização

Código: RGV008. Carga Horária: 60h  Créditos: 4         


8. CULTURA DE TECIDOS VEGETAIS E BIOTECNOLOGIA

Fundamentos, potencialidades e aplicações da cultura de tecidos na micropropagação, conservação, transformação e regeneração de plantas.

Código: RGV019. Carga Horária: 60h Créditos: 4         

 9. DESCRIÇÃO, UTILIZAÇÃO E CONSERVAÇÃO DA BIODIVERSIDADE VEGETAL

Indivíduos, Populações, Comunidades, Ecossistemas e Paisagens. Descrição qualitativa e quantitativa de comunidades. Biologia reprodutiva de espécies tropicais. Perturbações naturais e impactos humanos. Manejo e uso sustentável. Conservação da biodiversidade.

Código: RGV010. Carga Horária: 60h Créditos: 4          Bibliografia básica

 10. ESTAGIO EM DOCÊNCIA

Prática de docência em ensino superior: preparação de material didático e ministração de aulas práticas e teóricas. Obrigatória por um semestre para mestrandos bolsistas CAPES e por dois semestres para doutorandos bolsistas da CAPES e CNPq. Para os demais discentes, é optativa.

Código RGV023.  Carga horária: 45h. Créditos: 3    

11. FISIOLOGIA VEGETAL

Código RGV037. Carga Horária: 60h Créditos: 4

Aspectos Gerais do Crescimento de Plantas; Relações Hídricas; Nutrição Mineral; Reações fotossintéticas e o Ciclo do Carbono e interrrelações metabólicas.

12. FITOCOMPOSTOS ATIVOS

A disciplina propõe apresentar os princípios naturais ativos. Apresentar também as suas principais fontes de obtenção e os princípios de farmacologia.

Código: RGV011. Carga Horária: 45h Créditos: 3         

13. FITOQUÍMICA APLICADA

Histórico. Extração. Apresentação de métodos de isolamento e purificação de compostos oriundos do metabolismo secundário de plantas. Caracterização estrutural de produtos naturais. Aplicação.

Código: RGV012. Carga Horária: 45h Créditos: 3        

 14. FLORA DA CAATINGA

Tipos de Caatinga. Composição florística da Caatinga. Flora da Caatinga como fonte de recursos. Antropização da Caatinga.

Código: RGV013. Carga Horária: 60h Créditos: 4        


15. GENÉTICA DE POPULAÇÕES

Freqüências alélicas; equilíbrio de Hardy-Weinberg; mutação, seleção, deriva gênica, endogamia, tamanho efetivo de população; parâmetros de diversidade genética inter e intrapopulacional; genética de populações aplicada à Recursos Genéticos Vegetais.

Código: RGV014. Carga Horária: 60h Créditos: 4       


16. GENÉTICA MOLECULAR

Material genético: organização, função e evolução dos genes; estrutura dos genomas eucariotos e procariotos; controle da expressão gênica em eucariotos e procariotos; mecanismos de alterações no DNA; tecnologia do DNA recombinante; mapeamento genético, diversidade; organismos geneticamente modificados e genômica; análise de proteoma.

Código: RGV015. Carga Horária: 60h Créditos: 4      


 17. GENÉTICA QUANTITATIVA

Revisão em genética de populações, noções de probabilidade, de propriedades de distribuição, de matrizes; genética quantitativa clássica:variação contínua, variâncias e covariância genética e fenotípica, herdabilidades, seleção, interação genótipo x ambiente, heterose; genética quantitativa molecular: revisão de marcadores moleculares, quantitative trait loci ? QTLs, análise da diversidade genética, estimativas de sistema de cruzamento.

Código: RGV016. Carga Horária: 60h Créditos: 4          


18. MELHORAMENTO GENÉTICO DE PLANTAS

Planos de melhoramento. Componentes da variação fenotípica. Estimativa de parâmetros genéticos. Interação genótipo x ambiente. Estoques genéticos. Ensaios de procedência e progênie. Estratégias e métodos de seleção. Pomar clonal e pomar de sementes.

Código: RGV024. Carga Horária: 60h Créditos: 4          


20. METABOLISMO SECUNDÁRIO DE PLANTAS

A disciplina tem como objetivo introduzir conceitos sobre os diferentes tipos de metabolismo. O conhecimento das principais vias metabólicas, que levam a produção das moléculas que compõem o metabolismo primário e secundário das plantas. Espera-se ainda introduzir o conhecimento sobre os principais tipos de metabólitos envolvidos nas interações, planta ? planta, planta ? insetos e na adaptação das plantas ao ambiente, bem como, o estado da arte da ciência e da pesquisa na área. No desenvolvimento da disciplina espera-se que o aluno reconheça os elementos centrais do conhecimento científico e tenha vivência dos instrumentos mais adequados à pesquisa bibliográfica na área.

Código: RGV026. Carga Horária: 45h Créditos: 3         


21. ORIGEM , EVOLUÇÃO E DOMESTICAÇÃO DE PLANTAS CULTIVADAS

Evolução biológica e cultural. Aspectos evolutivos aplicados à domesticação. Introdução de plantas e desenvolvimento de culturas. Centros de origem e de diversidade. Dispersão de plantas cultivadas. Coleta e manutenção de germoplasma. Difusão de novas espécies. Dispersão de plantas cultivadas; Algumas culturas e sua história evolutiva; Etnobiologia e dinâmica evolutiva de plantas cultivadas.

Código: RGV021. Carga Horária: 60h Créditos: 4          
 

22. POTENCIAL DA FLORA NATIVA NA PRODUÇÃO DE ÓLEOS

Principais grupos vegetais com potencial para produção de óleos fixos e essenciais, seu posicionamento taxonômico e características diagnósticas: métodos de extração e caracterização de óleos e suas aplicações potenciais.

Código: RGV022. Carga Horária: 60h Créditos: 4          
 

23. RECURSOS GENÉTICOS VEGETAIS I

Conservação in situ, conservação ex situ, bancos de germoplasma. Unidades de conservação. Criopreservação e conservação in vitro. Políticas de preservação, conservação e utilização de recursos genéticos. Conservação genética in situ do agricultor. Patenteamento de organismos.

Código: RGV001. Obrigatória. Carga Horária: 60h Créditos: 4


24. RECURSOS GENÉTICOS VEGETAIS II

Princípios, procedimentos e normas relacionados à coleta, identificação, processamento, análise, acondicionamento, documentação e preservação ex situ de amostras de acessos na forma de curto, médio e longo prazos, com ênfase em recursos genéticos de espécies cultivadas e outras  espécies silvestres de interesse econômico ou uso potencial, seja direto ou para melhoramento das culturas. Controvérsias internacionais relativas ao uso, intercâmbio e manejo dos recursos genéticos e naturais.

Código: RGV005. Carga Horária: 60h Créditos: 4      


Pré-requisito: Recursos Genéticos Vegetais I

 25. SEMENTES E PROPAGAÇÃO DE PLANTAS

Estrutura e função das sementes. Composição química das sementes. Eventos celulares durante a germinação e o crescimento de plântulas. Dormência e o controle da germinação. Fatores que afetam a produção de sementes. Deterioração e qualidade fisiológica das sementes. Caracterização dos principais métodos de propagação das plantas: sexuada e assexuada. Estruturas de propagação vegetativa.

Código: RGV017. Carga Horária: 60h Créditos: 4          

26. SEMINÁRIO I

Elaboração e apresentação para estudantes e professores de tópicos relacionados ao escopo do curso.

OBSERVAÇÃO: ESTA DISCIPLINA DEVE SER CURSADA PELO ALUNO DO MESTRADO NO SEMESTRE INICIAL DO CURSO.

Código: RGV003. Obrigatória. Carga Horária: 15h Créditos: 1


27. SEMINÁRIO II

Metodologia Científica: redação de artigos científicos e o processo de submissão para periódicos científicos. Apresentação escrita e oral preliminar da dissertação de Mestrado (nível Mestrado)

Pré-requisito: Seminário I 

OBSERVAÇÃO: ESTA DISCIPLINA DEVERÁ SER CURSADA PELO ALUNO DE MESTRADO NO TERCEIRO SEMESTRE DO CURSO.

Código: RGV004. Obrigatória. Carga Horária: 15h Créditos: 1

 
28. PESQUISA ORIENTADA

Código: RGV027. Obrigatória. Carga horária: 900h Créditos: 60

A disciplina tem por objetivo oferecer subsídios para formulação e execução do projeto de trabalho de conclusão através de apresentação e discussão dos trabalhos, com a participação dos professores orientadores e convidados. A solicitação desta matrícula dar-se-á no último semestre do curso. Confira o Regimento Interno: Artigos 16°, 26° e 27°

29. PESQUISA ORIENTADA

Código: RGV028. Sem creditação

Os alunos do PPGRGV devem matricular-se a nesta disciplina da admissão até o penúltimo semestre, pois no ÚLTIMO SEMESTRE DE CURSO A DISCIPLINA A SER SOLICITADA É RGV027 - PESQUISA ORIENTADA, conforme informado no item anterior.

OBS.: O SISTEMA DE MATRÍCULA NÃO "NOTIFICA AUTOMATICAMENTE" SE O ALUNO DEVE SOLICITAR UMA DISCIPLINA COM CRÉDITO OU SEM CRÉDITO. PORTANTO, É NECESSÁRIO TER ATENÇÃO NA HORA DE ENVIAR O FORMULÁRIO DE MATRÍCULA, PARA NÃO OCORREREM PROBLEMAS DE PENDÊNCIAS DE CRÉDITOS, APÓS O ALUNO DEFENDER DISSERTAÇÃO.

29. TÓPICOS ESPECIAIS EM RECURSOS GENÉTICOS VEGETAIS I

Código: RGV029. Optativa. Carga Horária: 45 horas Créditos: 3

Esta disciplina será ministrada por um professor pesquisador, doutor, em regime de curta duração e de forma teórica e/ou prática, na linha de pesquisa Coleta, Caracterização e Conservação de Germoplasma.

31. TÓPICOS ESPECIAIS EM RECURSOS GENÉTICOS VEGETAIS II

Código: RGV030. Optativa. Carga Horária: 45 horas Créditos: 3

Esta disciplina será ministrada por um professor pesquisador, doutor, em regime de curta duração e de forma teórica e/ou prática, na linha de pesquisa Biodiversidade, Bioprospecção e Manejo Sustentável de Plantas Nativas e Cultivadas.

Não há pré-requisito

32. TÓPICOS ESPECIAIS EM RECURSOS GENÉTICOS VEGETAIS III

Código: RGV031. Optativa. Carga Horária: 45 horas Créditos: 3

Esta disciplina será ministrada por um professor pesquisador, doutor, em regime de curta duração e de forma teórica e/ou prática, na linha de pesquisa Genética e Melhoramento de Plantas.

Não há pré-requisito

33. CITOGENÉTICA VEGETAL

Código: RGV032. Optativa. Carga Horária: 60 horas Créditos: 4

A disciplina se propõe a apresentar os aspectos teóricos e práticos em citogenética com ênfase nas aplicações em Recursos Genéticos Vegetais.

34. FENOLOGIA VEGETAL

Código: RGV033. Optativa. Carga Horária: 60 horas Créditos: 4

A disciplina se propõe a apresentar os aspectos teóricos e práticos em fenologia vegetal, com ênfase nas aplicações m Recursos Genéticos Vegetais.

35. SEMINÁRIO III:

Apresentação escrita e oral do projeto da tese de Doutorado

Código: RGV034. Obrigatória para o primeiro semestre do Doutorado. Carga Horária: 15 horas Crédito: 1

36. PESQUISA ORIENTADA (Doutorado)


A disciplina tem por objetivo oferecer subsídios para formulação e execução do projeto de trabalho de conclusão através de apresentação e discussão dos trabalhos, com a participação dos professores orientadores e convidados. A solicitação desta matrícula dar-se-á no último semestre do curso, no nível Doutorado. 

Código: RGV035. Obrigatória . Carga Horária: 1800 horas Créditos: 120
 
Esta disciplina é específica para alunos do Doutorado e só necessita ser solicitada no último semestre de curso.
 

37. SEMINÁRIO IV:

DEVERÁ SER CURSADA PELO ALUNO DE DOUTORADO ANTES DO EXAME DE QUALIFICAÇÃO, PARA TURMAS INGRESSAS APÓS A APROVAÇÃO DO REGIMENTO NOVO DO PPGRGV (2013).

Código: RGV036. . Carga Horária: 30 horas Créditos: 2

Horto Florestal
UEFS
Google Maps
Universidade Estadual de Feira de Santana
Programa de Pós-Graduação em Recursos Genéticos Vegetais
Avenida Transnordestina S/N - Novo Horizonte - CEP 44036-900
Feira de Santana, Bahia - Telefone/Fax +55 75 3161-8790
Desenvolvido por Tacitus Tecnologia